Take a fresh look at your lifestyle.

Bloco de Concreto em Campinas

Campinas é um dos mais importantes polos da região metropolitana de São Paulo. Com inúmeras indústrias, o município se destaca pela produção de diversos materiais. A produção de bloco de concreto em Campinas, aliás, é bastante forte.

A cidade de Campinas se desenvolveu inicialmente devido as plantações de café. Surgido no século XVIII, o município ainda era um bairro rural de Jundiaí. A cana-de-açúcar foi o primeiro produto a se destacar na plantação local, mas logo foi suplantada pela estrutura cafeeira que invadiu o interior do Brasil. Assim, Campinas era considerada essencialmente agrária.

Mas então veio a crise cafeeira, na década de 1930. O café não era mais um produto tão lucrativo, e as cidades tiveram que se modernizar. Assim, Campinas assumiu uma incrível capacidade industrial, crescendo inclusive pela chegada de novos moradores, que vinham de outras cidades de São Paulo e até outros estados. Afinal, com crescimento acelerado, o local se tornou um espaço de oportunidades.

Ao longo dos anos, o município se destacou ainda pelo setor de serviços e a geração de tecnologia. A Educação é um âmbito igualmente forte na região, com importantes faculdades instaladas na cidade.

Todas essas características contribuem para a fama de bem-estar em Campinas. Tanto que, em 2013, o município foi considerado a metrópole com maior nível de bem-estar de seus moradores, considerando todo o Brasil. Título este garantido, inclusive, pela rapidez de construção de edifícios e qualidade dos materiais utilizados, como o bloco de concreto em Campinas.

Bloco de concreto em Campinas

O uso do bloco de concreto para construção de uma edificação pode eliminar a necessidade de pilares e vigas. Sozinhos, os blocos conseguem soerguer um imóvel com segurança, o que inclusive auxilia na agilidade da obra. No entanto, para isso a peça deve ser segura. Essa exigência elimina qualquer possibilidade do bloco ser produzido num canteiro de obras, o que ainda é feito em alguns locais do Brasil.

Quando não é produzido por fábrica especializada, o bloco, primeiro, corre o risco de não possuir as porções corretas de materiais em sua composição. Além disso, pode não ser prensado corretamente, nem passará por testes adequados. Outra perda é pelo selo de garantia, que atesta a qualidade e segurança do material.

A Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) possui uma lista com as marcas de blocos que possuem selo de garantia da ABNT. Esse selo garante que os materiais se adequam às especificações de segurança, como a resistência de compressão, absorção de água adequada e outras características importantes.

Para a escolha das peças ideais, deve-se consultar o engenheiro ou o arquiteto da edificação. Com o auxílio do profissional, é possível definir o tipo de bloco a ser utilizado, uma vez que eles mudam bastante. Há, por exemplo, o bloco grande, que serve para edificações em geral. Já as peças em forma de canaleta são ideais para montagem dessa estrutura, uma vez que já possuem seu formato.

Outra alternativa são os meio-blocos, com tamanho menor e que descartam a necessidade de quebra ou corte de uma peça para encaixe na construção. Por último, existe o bloco tipo J, ideal para execução da cinta de respaldo para lajes.

Vantagens do material

A maioria dos blocos é vazado, ou seja, possui furo, restando apenas extremidades fortes. Esses furos são interessantes pois facilitam a instalação elétrica e de canos no imóvel, já que não será necessário cortar ou quebrar as estruturas para essa instalação: o espaço já está disponível!

Os blocos de concreto devem ser sempre homogêneos, compactos e livres de trincas e imperfeições. Quando as avarias não existem, torna-se mais fácil juntar as peças numa estrutura segura e bem acaba. A variação de peso entre os blocos deve, ainda, ser mínima, pois diferenças muito grandes podem comprometer a sustentação das paredes.

Mantendo o cuidado em relação a todos esses pontos, a resistência da edificação é garantida. A resistência de um imóvel diz respeito à capacidade dele em suportar a ação do tempo; dos agentes externos naturais, como o vento, chuva e sol; e também choques e deformações.

As vantagens das peças são diversas, e dizem respeito primeiramente ao bolso. Uma construção com blocos de concreto gasta pouco material, quantidades bem menores do que nos clássicos imóveis em alvenaria. Além disso, o material é leve, facilitando seu transporte pelos funcionários e otimizando o tempo de estruturação. Logo, os valores gastos com material e mão-de-obra são também menores.

Além da leveza, outra característica que promove a rapidez na obra é a simplicidade de acomodação dos blocos. Por serem muito parecidas, com pesos e tamanhos iguais, as peças são facilmente sobrepostas, com apenas diminuta quantidade de argamassa.

A otimização do tempo da construção leva em conta ainda o tamanho dos blocos, bem maior do que tijolos comuns. Tal qual a regularidade geométrica: com as peças muito semelhantes, é bastante mais fácil posicioná-las umas sobre as outras.

Blocos são apenas para paredes?

Os benefícios do uso de blocos passam também pelo isolamento térmico e sonoro. A capacidade aerada do bloco evita que ele absorva grande quantidade de calor, garantindo boa sensação térmica no interior do imóvel. Além disso, o som exterior não adentra em grande escala o interior da edificação, assim como o som interno não é levado ao ambiente externo tão facilmente. Essa última vantagem é interessante principalmente para espaços residenciais, pois evita que um indivíduo incomode o outro com barulhos do dia a dia.

Além disso, o bloco de concreto tem alta resistência. Isso significa que ele pode ser utilizado para erguimento de prédios de até 20 andares. Em muitos casos, os blocos também eliminam a necessidade de vigas e pilares para estruturas, pois conseguem fazê-la sozinhos.

Dentro de casa, esse tipo de peça pode ainda garantir uma bela decoração. Deixando os blocos à mostra, o indivíduo cria um ambiente mais rústico e moderno. Ademais, as peças podem ser utilizadas bem além do levantamento de paredes, como em piscinas e em bancos de concreto. O importante é analisar as diferentes categorias do material. Um deles será ideal para sua construção com bloco de concreto em Campinas!

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.