Take a fresh look at your lifestyle.

Bloco de Concreto em Cotia

 

bloco concreto cotia

Cotia é uma cidade paulista extremamente plural. Ao longo do seu desenvolvimento ela abraçou, por exemplo, diversas religiões, criando um espaço para culto dos mais diferentes deuses e crenças. Abraçou também inúmeras atividades econômicas, que a colocaram como polo importante paulista. E claro, abraçou diversos tipos de execução na Construção Civil, inclusive com o uso do bloco de concreto em Cotia.

Há alguns anos, os programas de moradias populares no Brasil ganharam força. Moradias financiadas e construídas rapidamente, garantindo a casa própria a inúmeros moradores. Nas construções, sempre houve um denominador comum: o bloco de concreto. Usado em substituição aos clássicos tijolos, as peças permitiam maior rapidez.

Ao longo do tempo, porém, criou-se uma “imagem ruim” desses blocos: se era utilizado para casas populares, não deveria ter lá ótima qualidade, não é mesmo? Pois essa visão está completamente equivocada, e vem sendo cada vez mais deixada de lado. É por isso, inclusive, que Cotia se destaca na construção de novos imóveis, inclusive populares – só em 2015, foram quase dois mil imóveis entregues a novas famílias!

Com as diversas vantagens dos blocos de concreto, no entanto, é claro que o uso do material não se limita a essas casas. Edifícios de até 20 andares podem ser construídos apenas com blocos, sem necessidade de estrutura por vigas e pilares. Assim, imóveis comerciais e residenciais tem erguimento mais rápido e prático.

Bloco de concreto em Cotia

Cotia é um município da região metropolitana do estado de São Paulo. Ele surgiu por volta de 1700, quando viajantes que iam para o interior do país faziam paradas na região. Paradas essas para o descanso e alimentação, uma vez que o local era um conhecido descanso de tropeiros.

A cidade é também conhecida como “Cidade das Rosas”, graças à Fazenda Roselândia. Nos séculos passados, a fazenda fazia o cultivo e comercialização de diversas flores, inclusive rosas.  Ao longo do tempo, a economia do município foi se diversificando, passando para o cultivo de outros produtos agrícolas e também para o desenvolvimento industrial. Os produtos “exportados” pela área incluem têxteis, alimentos, explosivos, vinho, máquinas agrícolas, brinquedos, materiais elétricos, químicos, cerâmicos e, claro, blocos de concreto e outras peças para a Construção Civil.

Os blocos de concreto são peças que trazem, primeiro, a vantagem da facilidade de erguimento das edificações. O material é produzido de modo homogêneo, com tamanhos o mais idêntica possível e peso baixo e muito semelhantes entre cada peça. A agilidade é garantida, então, porque os trabalhadores têm facilidade em carregar os blocos na obra, uma vez que são mais leves. Além disso, eles dificilmente demandam corte, e como peças de brinquedo Lego conseguem ser facilmente encaixados uns nos outros.

O produto ainda permite que o encanamento e a fiação elétrica de um imóvel sejam embutidos na peça. Isso porque a maioria dos blocos possui um grande furo em seu interior, dando espaço para essas instalações. Isso elimina a necessidade de cortes e furos no material, agilizando a instalação.

Vantagens do material

Os blocos de concreto são também maiores que os tradicionais tijolos de alvenaria. Essa característica demanda que um número menor de peças seja utilizado na construção. Assim, o custo da obra diminui, permitindo economia.

Outra característica que diminui custos é que o bloco é autoportante. Ou seja, o material consegue, sozinho, estruturar um edifício, sem que sejam necessárias vigas, alicerces, pilares ou outras estruturas.

A alvenaria com blocos de concreto permite, ao mesmo tempo, a redução do uso da argamassa de assentamento, ou seja, do material que liga os blocos. Isso porque o material não precisa de tanta “cola” para se manter unido. Na finalização da construção, é possível ainda fazer a aplicação do gesso diretamente sobre o bloco, sem a necessidade de argamassa sobre todo ele.

Possível também aplicar azulejos sobre o bloco, novamente sem a cobertura em cimento. Se o objetivo, por outro lado, for manter uma decoração mais rústica, é interessante deixar os blocos à mostra. O resultado dá incrível personalidade ao imóvel.

Outros benefícios do bloco

Outra vantagem desse tipo de construção é a condutibilidade térmica do concreto. Essa característica garante que o ambiente criado com os blocos mantenha uma temperatura agradável a qualquer hora do dia. Mesmo que o local tenha grande incidência do sol sobre sua estrutura.

Ademais, há a capacidade de isolamento sonoro das peças. Isso evita que os sons do mundo externo adentrem o prédio de forma exagerada. Assim como os sons do espaço interno não se dissipam para o mundo exterior.

O bloco de concreto é fabricado por meio da mistura entre cal, cimento e água, unidos a pedriscos, areia natural ou pó de alumínio ou pedra. Esse mix é bastante resistente ao fogo, a agentes químicos e ao desenvolvimento de fungos.

Cuidados na construção

Para garantir todas essas vantagens, porém, é fundamental escolher a peça certa. Não apenas o formato da peça – comum, em U, em J, canaleta -, produzidos para diferentes estruturas, mas considerando a qualidade dos materiais. Um bloco de concreto não deve nunca ser produzido no canteiro de obras: é fundamental que ele seja adquirido de indústria especializada, e que possua selo de qualidade.

O selo de qualidade para blocos é distribuído pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que atesta a segurança de uso de determinado material. Para fornecê-lo, a associação analisa características como a homogeneidade do bloco, sua aparência física, se há trincas ou deformações nas peças, se os blocos produzidos pela fábrica costumam possuir tamanhos e peso semelhantes.

Analisa também a resistência à absorção de água, à compressão e a retração por secagem, provocada pelo tempo. Todos esses quesitos são fundamentais, principalmente porque, muitas vezes, o bloco sustenta sozinho o imóvel construído.

São cuidados desse tipo que garantem o intenso uso do bloco de concreto em Cotia e em todo o Brasil. Com grande atenção a quesitos desse tipo, é possível ter certeza da resistência e durabilidade daquele imóvel. Assim, construir um prédio ou uma casa se torna mais fácil e barato, com todo o conforto e funcionalidades que uma edificação precisa apresentar!

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.