Take a fresh look at your lifestyle.

Bloco de Concreto em Florianópolis

Ah, Florianópolis…. Conhecida carinhosamente como Floripa, a capital do estado de Santa Catarina é composta por algumas ilhas e a parte continental, que criam um espaço turístico de grande beleza. Por essa beleza, a economia local é baseada principalmente no turismo e serviços. Isso não significa, no entanto, que não haja fábricas de bloco de concreto em Florianópolis, que garantem ótima opção para Construção Civil.

Bloco de concreto em Florianópolis: como utilizar?

Uma prática muito comum no Brasil é a produção de bloco de concreto diretamente no canteiro de obras. Para muitos, esse é um método que economiza tempo e dinheiro. No entanto, o método é também perigoso.

Um bloco produzido por pessoal não especializado, num ambiente inadequado, não possui as melhores especificações. Ele não tem as porções adequadas de materiais, pode não ser prensado adequadamente, nem ter o tamanho correto. Além disso, não vai possuir aprovação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que aplica selo de garantia em todo material.

Por isso, é essencial adquirir todo bloco de concreto de uma indústria especializada. Normalmente, cada metro quadrado fica completamente coberto 12,5 peças. Ou seja, o rendimento é incrível, economizando facilmente o custo final da construção.

A “receita” básica de um bloco de concreto é a mistura de água, cimento, cal e pó de alumínio. Em outros casos, o alumínio pode ser substituído por pó de pedra, pedregulhos e mais materiais – tudo depende da indústria. De qualquer modo, é importante destacar que toda peça tem ótima capacidade de sustentação.

Logo, o bloco de concreto é ideal especialmente para o erguimento de paredes. Qualquer parede: externa ao imóvel e de divisões entre cômodos. Como o bloco possui ótima solidez, ele pode inclusive constituir paredes sem a necessidade de apoio por pilares ou vigas, que normalmente sustentam as estruturas em obras de alvenaria.

Os blocos, no entanto, não se limitam a esses arranjos. Eles podem também estar na estruturação de muros de arrimo, em piscinas e até em itens como bancos de concreto, perfeitos para instalação nas áreas externas dos imóveis.

Vantagens da opção

O uso do bloco de concreto na Construção Civil traz, primeiro, a diminuição de custos. Como já citado, o material faz ótima extensão com apenas algumas peças. Além disso, o bloco tem dimensões bem definidas e homogêneas o que, com um bom projeto, pode evitar o desperdício de material no canteiro de obras. O concreto propriamente dito também é mais barato.

A economia pode ser percebida também no ligamento e revestimento das peças. Não é necessária muita argamassa para junção dos blocos. Na finalização da construção, pode ser desnecessária também a aplicação de gesso ou cimento sobre a parede. Ou seja, azulejos podem ser aplicados diretamente sobre a estrutura.

Outra vantagem é a rapidez de realização da obra. Claro, pela área de cobertura de cada peça, mas também pela facilidade em carregar o material. Como é mais leve, o bloco pode ser mais facilmente carregado pelo trabalhador. Isso evita a necessidade de muitas “viagens” para levar o bloco de um ponto a outro da obra.

As propriedades térmicas das peças são igualmente interessantes. A mistura de que é feito o concreto não absorve muito calor, mesmo que receba incidência constante do sol. Assim, a área interna do imóvel construído não esquenta em excesso, o que mantém a temperatura agradável aos usuários do espaço.

A propriedade aerada que um bloco de concreto possui garante, ao mesmo tempo, ótimo isolamento acústico. Isso quer dizer que os sons exteriores ao imóvel não chegam em grande intensidade ao interior da edificação. Assim como os sons interiores não são levados ao mundo exterior, o que torna o bloco interessante principalmente a espaços residenciais. Afinal, com essa propriedade será difícil que um vizinho incomode o outro pelo barulho.

Tipos de bloco

São diversos os blocos de concreto disponíveis no mercado. O mais comum é o retangular vazado, com dois “buracos” em sua estrutura. A escolha pelo uso do bloco, e o tipo ideal, deve ser feita logo no estabelecimento do projeto do edifício. Assim, o arquiteto/engenheiro pode prever a peça ideal, as quantidades necessárias e outras especificações importantes à execução de uma obra.

Voltando aos blocos vazados. Graças aos grandes “buracos” que possui, a peça facilita a instalação de canos e fiação elétrica no imóvel, já que essas estruturas podem passar por dentro dos furos. Assim, processo de quebra e corte da alvenaria são evitados.

Para evitar também o trabalho com o corte do bloco quando é necessário tamanho menor, existem os chamados “meio-blocos”. O tamanho dos meio blocos corresponde aproximadamente à metade da medida de um bloco comum.

Há também o bloco em U, ideal para canaletas. Outro interessante é o bloco de concreto em formato de J, que permite a execução da cinta de respaldo para lajes.

Para finalizar a obra realizada com blocos, é possível cobrir paredes e outras estruturas com gesso ou argamassa. Ou então com azulejos, que podem ser aplicados diretamente sobre o bloco, como já explicado. Ademais, a alternativa é deixar o aspecto rústico do concreto exposto, criando uma aura de personalidade no ambiente. Se essa última opção for sua escolha, é fundamental aplicar sobre o bloco uma resina especial, que vai protegê-lo contra a ação do tempo, água, sol, vento e fuligem.

Os atrativos de Floripa

Conhecendo todas essas vantagens das peças de concreto, você já pode aderir ao uso do bloco de concreto em Floripa. Se há, no entanto, alguma dúvida em investir na cidade, temos alguns dados que podem te fazer mudar de ideia!

Floripa tem sempre movimento, por ser turística. Assim, a cidade acaba juntando um arcabouço de nacionalidades e gente de todo Brasil, o que facilita conhecer gente nova e formar novas amizades. Além disso, a cidade tem praias belíssimas, que refrescam o corpo e a alma com suas paisagens.

No município, é possível destacar também os barcos de pesca, o folclore, culinária, a interessante arquitetura e as rendeiras, quase um patrimônio do município!

Mas além da cultura, há o desenvolvimento empresarial. Segundo o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), elaborado pela filial brasileira da ONG norte-americana Endeavor, Florianópolis é o melhor ambiente para o empreendedorismo no Brasil, ficando à frente até mesmo de grandes polos econômicos como São Paulo.

5 melhores empresas de Bloco de concreto em Florianópolis.

Blocos Silveira
Endereço: BR-282, 530 – Centro, Palhoça – SC, 88132-700
Telefone: (48) 3342-4159

Artefato de Cimento
Endereço: R. Homero de Miranda Gomes, 0 – Jardim Janaina, Biguaçu – SC, 88160-000
Telefone: (48) 3243-3711

Artefatos de Cimento JK
Endereço: Rua Dr Homero Miranda Gomes – s/n fd, Biguaçu – SC, 88160-000
Telefone: (48) 3243-3711

Machado Pré-moldados
Endereço: R. São Sebastião, 6245 – Sul do Rio, Santo Amaro da Imperatriz – SC, 88140-00
Telefone: (48) 3245-6504

Concrebras
Endereço: Rua Luiz Fagundes, 821 – Picadas do Sul, São José – SC, 88103-500
Telefone: (48) 3247-1907

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.