Take a fresh look at your lifestyle.

Bloco de Concreto em Fortaleza

O uso do bloco de concreto em Fortaleza é um material destacável na Construção Civil. Com diversos bons produtores das peças na cidade, o bloco é uma alternativa barata e prática para as mais diversas construções, no município e no resto do país.

Casas feitas de bloco de concreto, muitas vezes, são tomadas como imóveis de pouca qualidade. Talvez pela imagem de canteiros de obras de casas populares, construídas de forma bem rápida. No entanto, o material vem sendo utilizado cada vez mais, devido a inúmeras vantagens: isolamento acústico, leveza, estruturação e até, sim, a qualidade enorme do imóvel em que é utilizado.

Bloco de concreto: o que é?

O bloco de concreto é semelhante a um tijolo de barro, comum na alvenaria. No entanto, a peça é produzida por meio de outros materiais: a água, cal, cimento e alumínio em pó, principalmente. A mistura desses ingredientes é prensada e ganha forma retangular, que consegue erguer estruturas com grande agilidade. Isso graças ao seu tamanho.

Outra razão para a agilidade de construção de imóveis com blocos de concreto é a leveza do material. Como não pesa muito, as peças podem ser transportadas pelo canteiro de obras sem grande esforço dos trabalhadores. Além disso, não é necessária grande quantidade de argamassa para “ligar” os blocos, o que facilita a elevação do prédio.

Uma ora com blocos costumam, ao mesmo tempo, serem mais baratas. Primeiro devido à extensão que um bloco cobre: são necessárias apenas 12,5 peças para formar um metro quadrado na construção. Ou seja, com o menor gasto com o material, menor o custo.

O bloco por si só também costuma ter preço mais barato. Ademais, o mercado oferece os chamados meio blocos, que correspondem à medida semelhante a metade de um bloco comum. Com essa possibilidade, fica descartada a necessidade de cortar ou quebrar um bloco para arremate da obra, evitando o desperdício de itens.

Ainda pensando em formatos especiais, existem blocos de concreto próprios para canaletas, em formatos de U, e o em J, para lajes.

Vantagens do material

O bloco de concreto, entre todas as alternativas que a Construção Civil oferece, é o material que possui maior resistência. Resistência física, térmica, sonora. Em relação à sua capacidade física, as peças são capazes de suportar sozinhas todo um edifício, sem a necessidade de que existam vigas ou pilares para ajudar. Vigas e pilares são comuns em obras de alvenaria comuns. Isso significa que o bloco é autoportante.

Já considerando a capacidade térmica do material, é preciso destacá-la como resultado da estrutura aerada da peça. Devido a essa característica, o bloco não absorve grande quantidade de calor, mesmo que permaneça por tempo excessivo exposto ao sol. Dessa forma, o edifício erguido com o material tem boa manutenção térmica, com um ambiente agradável a seus usuários.

O isolamento sonoro promovido pelo material é igualmente uma consequência da sua característica aerada. Isso quer dizer que o prédio com essa base não deixa penetrar no ambiente interno muitos sons do espaço externo, garantindo maior conforto. Ao mesmo tempo, os barulhos feitos no ambiente interno à edificação pouco “escapam” para fora. Por isso, prédios com a estrutura em blocos de concreto são interessantes para qualquer tipo de uso, inclusive residencial, uma vez que os vizinhos não se incomodarão com os ruídos produzidos pelo outro.

O acabamento de uma construção desse tipo é outro benefício. Isso porque não é preciso muito para obter um resultado bonito. Você pode, por exemplo, deixar os blocos expostos, criando aspecto mais rústico no imóvel. Se for essa a escolha, basta aplicar sobre o concreto uma resina específica, que vai proteger o material quanto à ação do sol, vento e água.

É uma alternativa da mesma forma interessante aplicar gesso ou argamassa sobre o bloco. O resultado é muito semelhante ao visual de casas de alvenaria comuns. Ademais, há a possibilidade de cobrir as estruturas blocais com azulejos. Os azulejos podem ser aplicados diretamente sobre os blocos, sendo necessária apenas argamassa suficiente para fixar o detalhe na parede. Ou seja, não é necessário gesso cobrindo a parede antes.

Cuidados necessários

A escolha pelo uso do bloco de concreto em qualquer construção deve ser feita já no projeto da obra. Dessa forma, é possível contar com a orientação e auxílio do arquiteto responsável pela programação. O profissional poderá indicar o tipo de bloco mais indicado, as quantidades necessárias e outras informações que se fizerem pertinentes à execução da construção.

De qualquer modo, no entanto, é fundamental fazer a compra dos blocos de concreto produzidos por uma indústria especializada. Brasil afora, ainda é comum a produção de blocos no próprio canteiro de obras. A prática, porém, é perigosa, pois não há certeza da medição de cada material que compõe o bloco, nem selo de qualidade da peça.

O selo de qualidade de um bloco é fornecido pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Com o selo, o produto tem atestada sua segurança e bom desempenho para uma obra. Para inquirir essa comprovação, a ABNT analisa requisitos como a resistência do material, a absorção de água, retração por secagem, tamanho e peso de amostras das peças que a fábrica produz.

Além do selo, no momento da compra do material o consumidor deve procurar analisar a aparência física do bloco de concreto. Ele não pode possuir trinca ou rachadura, não deve parecer muito poroso nem ter aspecto “torto”. Deve ainda ser homogêneo e ter pouquíssima variação de peso e tamanho se comparado a outros blocos.

Bloco de concreto em Fortaleza

A cidade de Fortaleza é a capital do Ceará, e o quinto maior município do país. Com formação econômica inicial baseada na pecuária, a região se desenvolveu ao longo dos séculos. Superou ser deixada de lado, por não fazer parte dos principais sistemas hidrográficos do Estado, e cresceu exponencialmente a cada século.

Nas últimas décadas, contribuiu para este crescimento o uso de bloco de concreto nas construções. Isso uma vez que o material é barato e tem obra de execução rápida, permitindo a ascensão da cidade sempre mais rápida.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.