Take a fresh look at your lifestyle.

Bloco de Concreto em Goiânia

Goiânia, assim como quase todo o interior do estado de Goiás, foi uma cidade planejada. Só que não no momento da história que conhecemos por Juscelino Kubitschek. O município foi planejado por outro presidente: Getúlio Vargas, que com o programa Marcha do Oeste incentivou a migração de brasileiros para essa região do país. Houve, então, crescimento rápido da área, que se intensificou ainda mais nas últimas décadas, quando JK instalou Brasília, a nova Capital Federal, no estado de Goiás. Logo, um dos materiais que ajudou e vem ajudando nessa expansão é o bloco de concreto em Goiânia.

Goiânia é considerada um estratégico polo econômico do Brasil. Lá ficam diversas indústrias, com variados nichos de produção, e também atividades na agricultura, da moda e da Medicina. A cidade se destaca também por sua grande área verde, que oferece boa qualidade do ar e bem-estar geral a seus moradores.

Assim, o município busca sempre crescimento rápido. É isso que o uso de bloco de concreto nas construções oferece logo de cara. A vantagem é garantida porque os blocos cobrem um metro quadrado com apenas 12,5 peças, quantidade muito menor do que é necessária para erguimento de um metro quadro comum em alvenaria de tijolos.

As vantagens do bloco de concreto

O bloco de concreto é um material cada vez utilizado na Construção Civil. Não como um adicional, mas substituindo os tradicionais tijolos das paredes. Mais liso, ele exige menor cuidado no acabamento, uma vez que a quantidade de argamassa e gesso necessária para a manter lisa é ínfima. No entanto, não é apenas por essa vantagem que a peça vem e popularizando nos canteiros de obra.

Essa rapidez na obra é também possível devido ao peso dos blocos. Mais leve, o material pode ser transportado mais facilmente no canteiro de construção, exigindo pouco dos trabalhadores.

Usar o bloco de concreto como a base de um imóvel é também algo barato. Os blocos por si só custam menos, e a edificação com este material também não costuma demandar vigas e pilares. Ou seja, a execução torna-se mais barata tanto quanto ao gasto de material, quanto com relação à contratação de mão de obra.

Outro benefício de adesão a esse material é o isolamento térmico que ele proporciona. O bloco de concreto não absorve muito calor, e isso garante boa sensação térmica no interior do imóvel. Isso mesmo que haja a incidência constante do sol sobre o prédio.

Há ainda o isolamento acústico. Como a maioria dos tijolos possui um vão em seu interior, esse “buraco” na peça acaba por “prender” parte dos ruídos. Assim, o barulho externo pouco penetra no interior do imóvel, garantindo um espaço mais silencioso. Além disso, os sons do interior não chegam tanto ao lado exterior do imóvel uma característica interessante principalmente para evitar o incômodo aos vizinhos.

Outros benefícios

Por serem furadas, as peças também facilitam a instalação de canos e de fiação elétrica no imóvel. Afinal, não é necessário corte ou quebra da estrutura de alvenaria: basta passar os componentes entre os espaços já disponíveis.

Além da construção de paredes nas edificações, o bloco de concreto pode ser utilizado para obras de piscinas, bancos de concreto e mais. Por ter característica mais rústica, o material pode, inclusive, ser utilizado como alternativa à decoração. Você só precisa deixar os blocos à vista nas paredes, criando um espaço mais despojado. Se for essa a escolha, há a necessidade de cobrir os blocos com resina especial, que vai proteger as peças da ação do vento, água, calor e fuligem.

Tipos de bloco de concreto em Goiânia

No momento da construção, o consumidor pode contar com diferentes tipos de bloco de concreto para otimizar a obra. Primeiro, em ralação aos formatos do material. O bloco de concreto mais comum é o retangular, com furos e “apenas” algumas extremidades em concreto. Outros possuem o formato em U, sendo perfeitos para a instalação de canaletas.

Há também os chamados meio blocos, que tem tamanho correspondente a aproximadamente metade do bloco de concreto comum. Esse tamanho é ideal para o arremate das obras, sem que seja necessário o corte do bloco inteiro para isso. Finalmente, há modelos em formato de J, ideais para lajes.

Outra característica que merece atenção é a classificação dos blocos em categorias. A classe A de blocos tem função estrutural, podendo ser utilizada para construções acima ou abaixo do nível do solo. Já as classes B e C do material também têm função estrutural, mas só podem ser utilizadas em alvenaria acima do nível do solo. Por último, a classe D dos blocos não tem função estrutural, e deve ser utilizada apenas em construção acima do nível do solo.

Há também classificações como M10, M12,5, M15 e M20. O material designado como M10 pode ser utilizado apenas para edificação de um pavimento. O M12,5 é para edifícios de dois pavimentos. Os M15 e o M20, por sua vez, podem ser utilizados para estruturas bem maiores, de até vinte andares sem a necessidade de vigas e pilares.

Como escolher o material?

Além disso, é fundamental que o bloco de concreto seja produzido por indústria especializada, e não no canteiro de obras, como acontece muitas vezes pelo país. A Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) possui em seu site online uma lista de marcas que possuem a autorização para a produção adequada.

Somada a isso, é fundamental a aprovação do produto pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A ABNT verifica a qualidade dos blocos para a construção e verifica características como resistência à compressão, absorção da água e aspecto visual homogêneo e sem trincas.

De qualquer modo, a escolha pelo material ideal deve ser realizada em conjunto com o arquiteto da obra. O especialista poderá indicar, além do material mais adequados, as quantidades necessárias e outros requisitos importantes à execução da obra.

Com a escolha adequada do bloco e a boa execução da obra, o resultado será incrível! As inúmeras vantagens do bloco de concreto chamam cada vez mais atenção na Construção Civil, e em Goiânia sempre ajudam no desenvolvimento da cidade. Está esperando o que para colocar seu imóvel em construção?

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.