Take a fresh look at your lifestyle.

Bloco de Concreto em Osasco

Osasco é uma cidade bastante nova. Antes um subdistrito de São Paulo, ele foi emancipado em 1962, por meio de um plebiscito. A emancipação veio graças ao incrível crescimento da população da região, e também graças aos setores comercial, industrial e de serviços. É por isso que o lema da cidade combina tanto: “Osasco – Cidade Trabalho”. E o crescimento não para – tanto que são necessárias formas de construção rápidas e baratas, para suprir a demanda constante de novos moradores. É aí que entra o uso do bloco de concreto em Osasco.

Construir uma casa é como brincar de Lego. Colocando uma peça de alvenaria sobre a outra, as paredes crescem e são estabelecidas de acordo com o projeto de edifício. Hoje, no entanto, não é necessário utilizar os clássicos tijolos para essas edificações. A Construção Civil dispõe de ótimas alternativas, incluindo o uso de bloco de concreto.

O bloco de concreto é uma peça fabricada por meio da mistura do cal, cimento, água e substâncias agregadas – como pó de alumínio, pó de pedra, areia e outros. Essa mistura forma uma espécie de “farofa” quando junta, e então é prensada no formato de um bloco. Em seguida, ele passa pelo processo de cura, que diminui a perda de umidade do material e aumenta sua resistência.

Esse material é indicado para todo e qualquer tipo de construção. Inclusive as obras que requerem maior economia, produtividade e resistência estrutural, uma vez que o bloco oferece todas essas vantagens.

Bloco de concreto: algumas vantagens

A produtividade, primeiro, é garantida por suas dimensões. Como são produzidas em grande escala, as peças possuem tamanhos muito semelhantes uns aos outros, e também peso. Essa regularidade geométrica do material facilita o encaixe do produto um sobre o outro, sendo necessária apenas pequena quantidade de argamassa para a junção.

Há também maior rendimento da alvenaria. Os blocos de concreto são grandes, e são necessárias apenas 12,5 peças para cobrir um metro quadrado. Logo, a quantidade de produto necessário para uma construção é menor. E o custo acaba se tornando também mais baixo que o das obras comuns.

Outra característica que auxilia tanto na diminuição de custo, quanto na execução da obra, é o peso dos blocos. As peças são leves, e assim facilitam o transporte pelo canteiro de obras. Isso demanda menos do trabalhador, e sua agilidade elimina a utilização de muitos dias para o erguimento da edificação.

Esse tipo de produto ainda pode suportar sozinho todas as cargas da construção. Ou seja, vigas e pilares não precisam ser instalados, porque os blocos são autoportantes, conseguindo manter o prédio seguramente em pé apenas por si mesmos.

Benefícios só existem com produção correta

Ao mesmo tempo, a mistura com a qual é feita esse produto oferece ótimo isolamento térmico. Isso uma vez que seu teor de condutibilidade térmica é muito pequeno, evitando que a variação de temperatura dentro dos ambientes seja igualmente pequena. Por esse mesmo motivo, aliás, as peças são ótimas para construção de paredes corta-fogo.

Na finalização de uma obra, o bloco é também ótima opção. Inicialmente porque sobre ele podem ser aplicados gesso ou argamassa, de acordo com o desejo do consumidor. As camadas não precisam ser muitos espessas, diminuindo custos e tempo de realização do arremate. Além disso, é possível aplicar azulejos diretamente sobre o bloco, sendo necessária apenas pequena quantidade de argamassa para “colagem” das peças.

Se o objetivo for conseguir um visual mais rústico, o consumidor pode, por outro lado, escolher deixar as peças a mostra. Neste caso, é necessário apenas a aplicação de resina específica, que vai proteger o material contra a ação do calor, chuva, fuligem e do tempo.

Não produza no canteiro de obras!

Para aproveitar de todos os benefícios do bloco de concreto, no entanto, as peças devem ser produzidas por indústria especializada. Brasil afora, ainda é comum a prática de produção desse material no próprio canteiro de obras, à medida que os blocos vão sendo necessários.

Esse hábito, no entanto, é terminantemente desencorajado e pode, inclusive, ser perigoso. Isso uma vez que, quando produzido no canteiro, o bloco pode não contar com as proporções corretas de materiais. Nem com a compressão adequada. Desse modo, o resultado será um material de pouca resistência, que pode comprometer toda a solidez da edificação.

Por isso, escolha sempre utilizar bloco pré-fabricado. Conte ainda com a consultoria de seu arquiteto ou engenheiro, que poderá ajudar na definição do material mais adequado. O profissional ainda vai poder indicar as quantidades necessárias para a construção, os tipos de bloco, a necessidade ou não de vigas e mais.

Bloco de concreto em Osasco: cuidados adicionais

Ainda para a escolha adequada do bloco, é importante verificar se o material apresenta aparência visual atraente. Ele deve parecer homogêneo e ser livre de trincas e imperfeições. Deve também respeitar os principais requisitos da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A associação regula e atesta a qualidade de uma série de produtos.

Para oferecer selo de garantia à marca do produto de concreto, a ABNT considera, por exemplo, a regularidade de tamanho e de peso dos blocos. Analisa também à sua resistência à compressão e sua homogeneidade, assim como a absorção de água e retração por secagem das peças.

Para facilitar a execução das obras, a associação definiu recentemente que os blocos de concreto devem ter dimensões múltiplas de dez. Logo, mesmo as peças diferenciadas, como os meio-blocos, têm tamanho fácil de adequação à obra. Os meio blocos tem tamanho semelhante a aproximadamente metade do tamanho de um bloco comum, e são ideais para o arremate de uma edificação. Isso uma vez que eliminam a necessidade de corte ou quebra de um bloco inteiro.

Além desse modelo, existem peças em formato em U, ideais para canaletas, e em formato de J, utilizados principalmente para estruturação de lajes. Além disso, há classificações dos blocos de acordo com o local da estruturação – acima ou abaixo do nível do solo – e produtos de acordo com o número de pavimentos previstos para a edificação. Com todos esses cuidados, utilizar o bloco de concreto em Osasco será cheio de vantagens, em qualquer projeto!

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.