Take a fresh look at your lifestyle.

Bloco de Concreto em Sorocaba

A Construção Civil traz sempre novidades, que potencializam a segurança das edificações e aceleram a execução das obras. Vai construir algo em breve na “Manchester paulista”? Então, que tal aproveitar o bloco de concreto em Sorocaba?

Sorocaba é a quarta cidade mais populosa do interior de São Paulo, e vem passando por diversos projetos de urbanização. Projetos esses iniciados no fim da década de 1990, e que têm tornado o município um dos mais desenvolvidos do Brasil. Além da urbanização, a região se destaca por sua incrível produção industrial: os produtos desenvolvidos na cidade chegam a até 120 países! Mas a economia de Sorocaba vai bem além do âmbito industrial: o comércio e serviços são igualmente fortes na região.

Por tudo isso, a cidade paulista atrai sempre novos moradores e empresas. Logo, é necessário que novas edificações sejam concluídas rapidamente, de modo a atender da melhor forma essa demanda. É aí que entra o uso do bloco de concreto em Sorocaba!

Bloco de concreto em Sorocaba

O bloco de concreto é um material de construção produzido por meio de uma mistura de cimento, água, cal e agregados, como a areia, alumínio em pó, pedregulhos e pó de pedra. Juntos, esses materiais formam uma “farofa”, que é colocada num equipamento de vibração e prensagem. É esse processo que dá ao material a forma do bloco propriamente dito. Em seguida, é realizado procedimento de cura, que diminui a perda de umidade do produto e aumenta sua resistência.

O bloco de concreto é uma peça da construção normalmente retangular, que permite ótimo encaixe e rapidez na execução de uma obra. Além desse, porém, há diversos formatos dos blocos de concreto disponíveis no mercado. Como os chamados “meio-blocos”, com tamanho correspondente a aproximadamente metade do tamanho dos blocos comuns. Outro é o bloco em U, específico para canaletas e que facilitam a instalação dessa estrutura, além do em J, ideal para estruturação de lajes.

As peças também possuem diferentes classificações. Cada um deles é ideal a um tipo de construção e a um nível da estrutura – acima ou abaixo do nível do solo. O bloco de classe A, por exemplo, é responsável por obras acima e abaixo do solo, e tem função estrutural.

Os blocos de classes B e C também possuem função estrutural, mas só devem ser utilizados em estruturações acima do nível do solo. Por último, as peças de classe D não têm função estrutural, e devem ser utilizadas para edificações acima do uso do solo.

Vantagens do material

O primeiro benefício em se utilizar blocos de concreto numa construção é a resistência, ou seja, a solidez do edifício. Ao mesmo tempo, o uso dos blocos proporciona agilidade na construção. Essa rapidez ocorre porque é fácil fazer o assentamento das peças, processo que requer apenas uma fina camada de argamassa. Como as peças tem simetria, com tamanhos e pesos muito parecidos, o processo é igualmente prático.

Ademais, uma obra realizada com blocos de concreto é mais barata. Primeiro pelo próprio preço dos blocos, menor do que o material de alvenaria “comum”. Na edificação com este produto, costuma também ser necessário menor quantidade de material, pois ele cobre uma área maior. Assim, quanto menor a quantidade de peças, menores os valores gastos.

A economia para o bolso acontece ainda porque em muitos casos os blocos sustentam a obra sozinhos. Isso quer dizer que vigas e pilares não se fazem necessárias, eliminando a necessidade de material e de mão de obra para essa etapa.

Quando o bloco de concreto utilizado é o vazado, com buraco em seu interior, há também outra facilidade: a da instalação elétrica e de canos no imóvel. Afinal, torna-se possível embutir essas instalações nesses buracos, sem que haja a necessidade de quebra da parede para tal.

Cuidados especiais

A escolha pelo uso do bloco de concreto numa obra deve ser realizada logo que o projeto da edificação for realizado. Isso porque é necessário que o arquiteto defina as peças e quantidades necessárias, assim como qualquer outra especificidade.

Além desse cuidado, é mais que fundamental que as peças sejam produzidas por uma indústria especializada. Essa dica é importante porque ainda hoje, em muitas obras pelo Brasil, é comum que os blocos sejam fabricados no próprio canteiro de obras, de acordo com a demanda da obra.

Essa prática, no entanto, pode levar a erros. As proporções necessárias de material, por exemplo, podem ser medidas incorretamente. A prensagem do material pode também não ser suficiente, tornando a resistência da peça mais fraca. Tudo isso pode comprometer a segurança da edificação, e causar problemas posteriores.

Com este cuidado na compra do material, basta apenas ter atenção ao selo de qualidade do produto. A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) atesta a segurança de uso de diversos produtos no Brasil, inclusive de blocos de concreto. Em sua avaliação a associação analisa quesitos como a qualidade de compressão do material e a absorção da água pelo objeto – que não deve ultrapassar 10%. Examina também a dimensão dos blocos produzidos por uma marca, que deve possuir pouquíssima variação de uma peça para outra.

Aprovação da ABNT é primordial

Um produto de qualidade, ao mesmo tempo, demonstra essa característica visualmente. Assim, a ABNT, e o próprio consumidor, podem avaliar a homogeneidade do bloco e sua porosidade. Uma peça com alta porosidade tende a ser mais fraca, e proporcionará menor segurança à edificação. Assim como produtos que possuírem trincas ou imperfeições, visto que essas avarias podem dificultar a aderência do bloco à argamassa e, consequentemente, a outro bloco.

As boas características de uma peça vão garantir sua resistência. A resistência de um produto desse tipo é classificada de acordo com a capacidade do material em resistir às diversas ações mecânicas existentes, como o vento, choques ou deformações. Além da qualidade do bloco, a aderência de um bloco a outro e a retidão da estrutura fazem total diferença à essa resistência.

Ou seja, com cuidado na escolha e um bom projeto de construção, a escolha pelo uso do bloco de concreto em Sorocaba é a mais acertada. Peça já um orçamento para o seu material!

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.