Take a fresh look at your lifestyle.

Bloco de Concreto em Uberlândia

Minas Gerais possui grandes cidades, mas duas se destacam: a capital do estado, Belo Horizonte, e Uberlândia. Uberlândia é o segundo município mais populoso de MG, e fica localizada no Triângulo Mineiro. Ou seja, na saída de Minas para diversos estados, inclusive falando no aspecto industrial. A localização privilegiada coloca a malha rodoviária da região ligada a grandes centros nacionais, como BH, Rio de Janeiro, São Paulo e Goiânia. Considerando todo esse desenvolvimento, é fácil entender porque o município sempre busca aproveitar das facilidades da Construção Civil. Por isso, o uso do bloco de concreto em Uberlândia já é super comum!

As vantagens do bloco de concreto em Uberlândia

O uso do bloco de concreto no Brasil se popularizou a partir dos anos 1980. No entanto, há ainda certo receio dos consumidores em aderirem ao material. Talvez por ele ser tão diferente dos clássicos tijolos de barro, que normalmente erguem um imóvel. Esse receio, no entanto, é infundado.

Primeiro porque, entre todas as alternativas para construção, o bloco de concreto é a mais resistente. Formado normalmente por uma mistura de cimento, cal, água e alumínio em pó, o material consegue sozinho sustentar uma edificação. Ou seja, vigas e pilares, utilizadas em muitas obras, se tornam desnecessárias.

Mas além de construções que requerem ótima resistência, o material é indicado para a economia. Economia emr elação a quantidade de produto, e também ao bolso. Afinal, o bloco de concreto tem tamanho grande, e apenas 12,5 peças dele conseguem cobrir um metro quadrado de parede. Com esse alto aproveitamento, pouco material se faz necessário para conclusão da obra, diminuindo seus custos.

A economia de gastos também ocorre com a mão-de-obra. Blocos desse tipo são mais leves de se carregar, demandando menos do trabalhador para transporte pelo canteiro de obras. Dessa forma, há agilidade no transporte, e então menos dias são gastos para a construção. Menos dias, menos gasto com mão-de-obra.

Falando novamente da agilidade, o tamanho maior dos blocos permite que as paredes sejam erguidas mais facilmente. Isso uma vez que basta apenas colocar uma peça sobre a outra, ligadas por uma fina camada de argamassa.

Importante ainda destacar que o bloco de concreto pode ser utilizado em mais situações do que se imagina! Além das paredes, ele pode dar sustentação a muros de arrimo. Pode, ao mesmo tempo, servir para construção de uma piscina ou, quem sabe, para um banco de concreto, objeto tão interessante aos ambientes externos de um imóvel.

Outros benefícios de uso

O material com o qual blocos de concreto são fabricados também trazem diversas outras vantagens. Como o isolamento termoacústico, que oferece conforto aos usuários da edificação. Veja: quando um produto possui proteção termoacústica, significa que ele diminui a difusão de calor e do som.

Logo, mesmo que sofra constante incidência solar, o bloco de concreto não esquenta tanto. Isso permite que o interior do prédio construído com esse material mantenha temperatura balanceada.

Em relação ao som, a ação é ainda mais interessante. Afinal, os ruídos do espaço externo ao imóvel não adentram em grande quantidade. Assim como os sons internos não “escapam” para a rua. Assim, a convivência com os vizinhos torna-se inclusive mais pacífica, pois os ruídos de um pouco incomodam o outro.

Ao mesmo tempo, o bloco de concreto é resistente ao desenvolvimento de fungos, à umidade e agentes químicos. Os componentes da peça também têm alta defesa ao fogo, característica que torna o produto ideal para construção de paredes corta-fogo.

Dependendo do tipo de bloco utilizado, há também vantagens “extras”. O bloco vazado, por exemplo, traz o benefício do espaço já existente em seu interior. Os “buracos” funcionam perfeitamente para o encaixe de fiações elétricas e canos hidráulicos, eliminando a necessidade de quebra das paredes para tal.

Já as peças em U facilitam a instalação de canaletas, enquanto as com formato de J são ideais para a execução do projeto de lajes. Por outro lado, o chamado meio-bloco funciona muito bem para o arremate de uma obra. O meio-bloco corresponde a aproximadamente a metade do tamanho comum do bloco vazado. Com essas medidas, ele facilmente “fecha” as paredes, sem que seja necessário cortar um bloco naquele tamanho.

Projeto bem feito, obra bem executada

Para que seja possível aproveitar de todas as vantagens citadas até aqui, é preciso que a execução da obra conte com duas etapas principais. Incialmente, a definição correta do uso dos blocos de concreto na construção. A escolha por esse material como base deve ser realizada ainda na etapa de projeto da edificação.

Isso porque, com a ideia em mente o arquiteto terá maior facilidade em definir as medidas do imóvel, as quantidades necessárias de material, os produtos necessários para associação e qualquer outro pré-requisito para execução de uma obra.

Segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), por exemplo, os blocos de concreto vendidos no Brasil devem ter medidas múltiplas de 10 centímetros. Caso não pretenda utilizar esse material, o arquiteto pode acabar por prever medições que dificilmente serão atendidas por esse material. A situação vai dificultar a execução do projeto, demandando corte das peças e causando até o desperdício de produto.

O “barato que sai caro”

Além disso, é essencial que o material seja comprado de indústria especializada. Essa exigência pode parecer estranha, mas é importante por um motivo: Brasil afora, ainda é comum que blocos de concreto sejam produzidos no próprio canteiro de obras, de acordo com a demanda do trabalhador. No entanto, quando essa prática ocorre, podem acontecer erros. Erros como em relação às proporções de material necessária à produção do bloco. Ou então com a má prensagem da mistura. Tudo isso compromete a resistência do bloco de concreto, tal qual da edificação como um todo.

Com quase um milhão de habitantes, o que menos Uberlândia precisa são obras pouco seguras. Por isso, é fundamental tomar esses cuidados no momento da definição e execução do projeto. Do contrário, o resultado pode ser um “barato que sai caro”, com problemas estruturais que não demorarão a aparecer.

Assim, o uso do bloco de concreto em Uberlândia será mais uma contribuição para a 16ª melhor cidade do Brasil! Está esperando o que para solicitar um orçamento para sua obra?

5 melhores empresas de bloco em Uberlândia

Marcole Blocos Pisos De Concreto
Endereço: R. Guatemala, 816 – Tibery, Uberlândia – MG
Telefone: (34) 3227-0002

Brasmix Engenharia de Concreto – Administração
Endereço: R. Eça de Queirós, 891 – Tubalina, Uberlândia – MG, 38412-006
Telefone: (34) 3291-3344

Premoldados São Judas
Endereço: Av. Aldo Borges Leão, 2211 – Jardim Canaã, Uberlândia – MG, 38412-417
Telefone: (34) 3213-9622

Ágil Pré-Moldados
Endereço: R. Airdo Rubens Borba, 201 – Distrito Industrial, Uberlândia – MG, 38402-347
Telefone: (34) 3235-1800

 

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.